sábado, 10 de setembro de 2011

A tragédia - Gêneros de teatro

Sempre acreditei que tragédia era algo pesado, como um atendado, uma fenômeno da natureza, uma catástrofe, e isso no teatro eu jurava que era algo do tipo, talvez como uma grande desgraça a ser encenada. É, não tava tão errado assim, mas A Tragédia é algo mais denso, perplexo e mais intenso. Eu que já nem foleava mais meus empoeirados livros de filosofia, me peguei revendo escritos de Aristóteles, ( ah...esses filósofos me perseguem!)... Algo de sum importância para a tragédia são os mitos, acredito que o mito seja algo que o homem inventou por causa da necessidade que tinha de responder as perguntas que ele não tinha a resposta. Calma..vou tentar explicar: - Fenômenos da Natureza por exemplo, uma tempestade... os antigos gregos não sabiam, eles não entendiam o que estava acontacendo, e acabou criando mitos para suprir essas questões, para prestar culto, veneração, louvar para que "Os deus" os ajudassem na lavoura, caça, pesca...etc

Do grego "tragoidía" ("tragos" = bode e "oidé" = canto). Canto ao bode é uma manifestação ao deus Dioniso, que se transformava em bode para fugir da perseguição da deusa Hera. Em alguns rituais se sacrificavam esses animais em homenagem ao deus.
 Segundo Aristóteles, a tragédia clássica tem seguir três regras:
- Possuir personagens de elevadas condições (heróis)
- Possui linguagem elevada e digna para ter um final triste
- Alguém precisa ser sacrificado por seu orgulho, ou ir contra as forças naturais da vida.

Uma característica importante é o Coro, que narra o mito e canta a história. É importante lembrar que na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado e  é certeza de seu sofrimento . De certa forma eu não estou totalmente errado, tragédia possui consigo uma verdade dolorosa a ser contada, e é de suma importancia para o teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário